Vegetarianismo: o que te convém saber

O vegetarianismo está se impondo em muitos países do mundo. Em muitas ocasiões procura ser uma resposta ao abuso da comida lixo e o excesso de consumo de carne animal. Os fatores ambientais e os de sensibilização desempenham um papel importante. Mas não são os únicos. A saúde é a principal causa que faz com que uma pessoa se torne vegetariana.


O vegetarianismo recebeu um importante apoio por parte de muitas investigações científicas e médicas. Os benefícios ambientais que fornece uma dieta baseada em plantas foram comprovados


Com relação à saúde, também. Estima-Se que 73% de todas as doenças, vêm motivadas por uma alimentação desequilibrada. Por contra uma dieta vegetariana reduz o risco de doenças crônico-degenerativas, tais como a obesidade, a diabetes, a hipertensão e alguns tipos de cancros. Por isso, cada vez mais, os governos que promovem o consumo de frutas e legumes por cima da carne animal e do peixe (cada dia mais poluído).


menina beijando uma vaca porque segue o vegetarianismo


Os princípios do planejamento de uma dieta vegetariana são os mesmos que os de qualquer dieta saudável: ambas procuram fornecer a maior variedade possível de alimentos e tentam incluir alimentos de todos os grupos.


Logicamente, na dieta vegetariana são excluídos alimentos de origem animal, mas inclui alimentos de todos os grupos: carboidratos, gorduras e proteínas. Quando se incluem estes macronutrientes na maior quantidade possível de combinações, as necessidades nutricionais serão cobertas.


Estes são os nutrientes que uma dieta vegetariana deve reforçar , ao eliminar os alimentos de origem animal e as melhores fontes de alimentos:



  • A vitamina B12: Você pode adquirir os produtos lácteos, ovos e produtos fortificados com vitaminas, tais como os cereais, o pão, a soja, o arroz, e o fermento. Você pode ver mais em Tudo sobre a vitamina B. Se faz uma dieta vegetariana estrita (sem produtos lácteos ou ovos) deve procurar um suplemento de vitamina B12.

  • A vitamina D: leite e outros produtos enriquecidos com vitamina D. você Pode ver mais em Alimentos com vitamina D

  • O cálcio: os produtos lácteos, vegetais de folha verde, brócolis, e produtos fortificados com cálcio.

  • As Proteínas: produtos lácteos, ovos, produtos de soja , legumes e frutos secos. Você pode ver mais em Alimentos com proteínas vegetais

  • O Ferro: ovos, legumes, frutos secos, cereais integrais, vegetais de folhas verdes e cereais fortificados com ferro.

  • O zinco: germe de trigo, nozes, cereais fortificados, legumes e sementes de abóbora

No artigo Suplementos Alimentares você tem todos os suplementos que são vendidos para reforçar a sua nutrição.


Os seguintes artigos, você pode ver muito mais informações sobre o vegetarianismo e os seus benefícios:


A alimentação vegetariana não tem porque ser chata, tem muitas nuances, sabores e variantes e não poucos seguidores. No total, calcula-se que há o 600.000 milhões de vegetarianos no mundo! Vejamos que tipos de alimentação engloba.


Esta dieta vegetariana para o emagrecimento pode fazer você perder de 6 a 7 quilos, mas se a acompanhá-lo de um pouco de exercício, você pode até mesmo acelerar a perda de peso.


Os benefícios da dieta vegetariana são muitos, apesar de que também tem grandes detratores. O melhor é que você mesmo se você formasse uma opinião, para isso, continue lendo.


Uma dieta de purificação como funciona?. Trata-Se de dietas certamente populares, mas não está provado que consigam o que prometem: eliminar totalmente as toxinas de seu organismo. Embora a perda de algo de peso é garantida.


As propriedades do Tofu, tornaram a este alimento em um dos mais consumidos da terra. O tofu é feito de coalhada de soja, glúten e é baixo em calorias. Não contém colesterol e é uma excelente fonte de proteínas, cálcio e ferro. É um alimento importante, especialmente para aqueles que querem avançar para uma dieta vegetariana ou vegana.


Qual é o menu diário de comida vegetariana?Poderia ter carências importantes de nutrientes, se eu faço uma dieta vegetariana? Quais são as regras básicas de uma dieta vegetariana? Estas e muitas outras perguntas são feitas pelos vegetarianos, que começam. Neste artigo você vai tirar essas dúvidas e muitas outras que é possível que te tenhas levantado.


As dietas veganas podem ajudá-lo a perder peso e a prevenir algumas doenças crónicas como as doenças cardíacas e a prevenção da diabetes. Conheça os benefícios de uma alimentação baseada principalmente em plantas.


Não é fácil fazer uma dieta vegetariana equilibrada. Tem que ter muito cuidado na hora de planejar seus menus, pois é fácil cair em algumas deficiências nutricionais. Siga estas dicas e você vai poupar muitos problemas.


As dietas de frutas e legumes têm alguns princípios muito simples e muitos benefícios para a saúde. Muitas vezes chamado de Dietas Depurativas ou desintoxicantes. Quem adivinhar por que?


A cozinha vegetariana tem regras que convém seguir para tirar o maior proveito e não cair na desnutrição. Se tornar um vegetariano não é uma opção par fazer de ânimo leve. É por isso que te convém saber quais são as regras que regem uma alimentação baseada em plantas.


A alimentação vegana é muito saudável, se complementam a carência de alguns nutrientes. Uma alimentação baseada em vegetais pode satisfazer todas as suas necessidades nutricionais, mas você tem que fazer um esforço, porque este tipo de dieta pode apresentar deficiências.


Ser vegetariano implica um esforço maior contra as pessoas que comem de tudo. Muitas vezes, envolve uma série de inconvenientes que você tem que superar. Mas você tem que ter algo bem claro: as vantagens de ser vegetariano é muito maior.

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